Vingança
Vingança consiste na retaliação contra uma pessoa ou grupo em resposta a algo que foi percebido ou sentido como prejudicial. Embora muitos aspectos da vingança possam lembrar o conceito de igualar as coisas, na verdade a vingança em geral tem um objetivo mais destrutivo do que construtivo. Quem busca vingança deseja forçar o outro lado a passar pelo que passou e/ou garantir que não seja capaz de repetir a ação nunca mais.
No mundo de hoje é difícil uma pessoa ser maltratada por alguém e não sentir o desejo de se vingar, pois estamos tomados por um mundo de maldades e muitas pessoas podem até dizer: “nossos extintos nos tornam assim”. Errados! Estão tão acostumados em ver sangue e violência que acabam reagindo de maneira igual, matam, ferem e isso é vingança, trazem somente sofrimento a aqueles que procuram.
No livro de Levítico Deus deixa um monte de mandamentos e deixa também ensinamentos aos Israelitas, em Levítico 19.17-18 Deus fala; “para não guardamos ódio no coração contra outra pessoa, mas a corrigi-la com a franqueza, para que possamos não cometer pecados por causa dessa pessoa, mas não se vingar, pois devemos amar as pessoas como amamos a nós próprios. Eu sou Senhor.”
É difícil ver uma pessoa praticando algo errado contra nós e não fazermos nada contra essa pessoa, mas Deus nos fala que devemos confiar nele porque Ele sabe de todas as coisas, se forem agredidos com palavras ou gestos não repita o mesmo ato, pois estará pecando, faça uma oração e deixe Deus trabalhar na vida dessa pessoa.
O que fazer quando meus amigos
são maus e arrogantes?
Aqui está um grande conselho de Levítico. E você pode utilizá-lo em todos os seus relacionamentos, não somente para amizades. Infelizmente, as amizades podem ser difíceis às vezes. Elas podem ser especialmente difíceis em épocas em que você cresce bastante e rapidamente – como na adolescência -. As pessoas podem tratar você como o melhor amigo (a) delas num dia e, no dia seguinte, nem dizer um “oi” a você. Na escola, pode haver “panelinhas” e grupinhos, e, às vezes, mesmo que você esteja dentro, você e tratado (a) como se estivesse fora do grupo.
Deus conhece bem essa realidade. Ele não quer que você se zangue ou se vingue. Essas coisas machucam. E muito. Mas não fique com raiva e não comece a pensar como revidar. O Senhor diz: - Ame! Ame aquela pessoa como você ama a si mesmo. Uau! Isso que é amor. E o mais legal de tudo é que Deus ajudará você, talvez você não seja capaz de conseguir juntar sozinho nem um pouquinho de amor. Mas peça a Deus para ajudar você a amar, e Ele ajudará. Esteja pronto para amar e pronto para perdoar, esse conselho de Deus fará de você alguém mais feliz e sadio.
Galera aprenda com a Palavra de Deus, “não se vingue, mas ame as pessoas como ama a si próprio”. Às vezes você pode achar isso difícil, mas, imagine como seria o mundo se Deus permitisse a vingança, ou se Ele se vingasse de todas as pessoas que já lhe fez mal desde tempos antigos até agora, o mundo estaria perdido, mas o amor dele é tão grande que Ele não aceita a vingança e sim o perdão. Leia a Bíblia, João 15.1-17, 2 Coríntios 2.5-11, Efésios 4.25-32, 1 João 1-5 essas passagens ensinaram a você maneiras de como se tornar uma pessoa melhor. Que Deus os abençoe. Amém!
Levítico 19.17-18
Rony Silva Fernandes.
0 comentários:
Postar um comentário