domingo, 26 de dezembro de 2010

E escolha de ESTAR, mas não SER

Posted by di Ѽ On 06:55 0 comentários




Era uma vez uma família de Urubus que vivia na fenda de uma rocha, numa montanha. Certo dia a família de urubus ficou muito doente, pois tinha comido carne envenenada.









Quando o Gavião soube, fez muitas críticas. É problema deles, falou. "Vivem comendo animais mortos o tempo todo. Merecem o que estão passando". O Gavião, indignado pelo estilo de vida dos Urubus, ao invés de ajudá-los, iniciou uma campanha contra eles. Enquanto os Urubus ficavam cada vez mais enfraquecidos, o Gavião falava para ninguém se aproximar da casa deles. Ainda não sendo o suficiente, ficava contando piadas sobre a enfermidade dos Urubus.











A Águia reagiu à notícia de forma indiferente: pegou os seus filhotes e construiu um ninho muito acima dos outros pássaros, ignorando e olhando de "bico empinado" para os Urubus. Ela ficou isolada dos outros pássaros e dos problemas, formando sua própria comunidade, com regras próprias.














O Papagaio foi diferente, o oposto da águia. Sempre fascinado pelos vôos dos Urubus e do seu estilo de vida independente e liberal, mesmo sabendo do risco de viver como um Urubu, não se importou com isso. Por que ele também não podia fazer tudo o que o Urubu fazia? E assim ele fez, o Papagaio se tornou como um Urubu. Voou como um Urubu comeu o que o Urubu comia. Infelizmente, também pegou a doença do Urubu. Certamente não ajudou em nada aos Urubus, fora o fato de que a miséria gosta de companhia











Finalmente, a Pomba foi o único pássaro que realmente ajudou a família dos Urubus, sem condenar ou atacá-las, sem comer carne podre como eles. A pomba assumiu o compromisso de visitar os Urubus. Levou carne sadia para eles. Pouco a pouco os Urubus se sentiram melhor. Percebendo algo diferente na Pomba, logo aprenderam a tomar cuidado com o que comiam. Aprenderam higiene e os hábitos de vida sadia das Pombas. Depois de algumas semanas, estavam se comportando como elas.








E os Urubus e as Pombas viveram felizes para sempre.





Levando essa história para o nosso meio jovem, percebemos quem cada um desses animais representa em uma sociedade ...

O JOVEM GAVIÃO = ATACAR E CRITICAR
O JOVEM ÁGUIA = ISOLAR (RETIRAR-SE)
O JOVEM PAPAGAIO = IMITAR
O JOVEM POMBO = AMAR SEM CAIR NO MESMO ERRO


Como jovens cristãos, devemos decidir pelo equilíbrio de estar no mundo, sem permitir que o mundo esteja dentro de nós. Precisamos estar preparados para trabalhar, e ajudar na obra, e não apenas ser imitadores do mundo, mas ser diferença. A pomba foi um diferencial, e com toda certeza chamou atenção, não por ser igual, mas por ser diferente e ainda assim amar.
Precisamos estar diariamente mostrando que é verdadeira a Palavra de Deus e que podemos sim segui-la, e seguimos.

"Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor."
1 Coríntios 13:13


Fonte: jubatrem.blogspot.com
Adaptado


Boa tarde, que Deus os abençoe !
Gabriele

0 comentários:

Postar um comentário

Chat

Mural de Recados